sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Insatisfação.


O que é a monotonia se não o fato da intensidade tornar-se cotidiana?
O desejo insaciável da insatisfação nos move, como numa constante luta por algo que não teremos, cuja a vitória é a própria luta e não o adversário nocauteado.
Porque quando está nocauteado há um lapso, um segundo, de felicidade plena e depois vem, se esgueirando pelas entranhas, a satisfação com o sorriso eterno da comodidade fixado em seus lábios.
Mas aquele lapso de felicidade nem sempre é suficiente. Vem, então, aquele sentimento de tédio, como o dos cavaleiros arturianos nas épocas de paz. Falta o erro, o fracasso, o medo! Sim, aquele medo que a cada passo fazia o coração saltar, as mãos suarem e as pernas tremerem. Falta aquela decepção de, quando enfim se chega ao fim, ver que seu objetivo vai além.
Falta aquela conquista que nos deixa sem saber como agir; falta a coragem mostrar sua face, ao ver que a ação não foi suficiente, para lutarmos. Lutamos, ah sim, nós lutamos. Lutamos para que a próxima felicidade dure um pouco mais, mesmo sabendo que trata-se de segundos.
E é essa escassez de insanidade, de heróis e poesias; essa aceitação da comodidade, a ignorância pela busca do desejo enlouquecedor e a sobriedade da consciência que faz tão mórbida a existência e tão sórdida a sociedade desse mundo atual, porque ao estendermos aquele lapso de felicidade, criamos a indiferença e ela... bem, ela corrói! Corrói nossa própria opinião.


Isso é que me insatisfaz. Você não imagina o quanto.


7 comentários:

  1. A insatisfatória satisfação de viver
    O contrário também serve.

    ResponderExcluir
  2. O COMODISMO, A ACEITAÇÃO.
    sem que percebamos essas palavras estão se alastrando por nossas vidas, tomando cada lacuna, preenchendo cada vão. Confesso que parte doque sou está tomado pelo comodismo,embora, mesmo que de forma muito lenta eu tente combate-lo.
    Agradou-me muito a seleção de palavras, a forma como cada linha se encaixa quase que como uma rima.


    Ariela, se me permite o atrevimento, escreva com mais frequência.

    p.s. obrigado pelas visitas ao meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Ninguém gosta da monotonia né? Alguns ainda dizem "o que é bom dura pouco", mas eu acho que se for pra ser feliz que seja por um longo prazo, felicidade instantânea e passageira não é felicidade...

    Bjs =)

    ResponderExcluir
  4. Esse texto ficou lindo, cada frase.

    "O que é a monotonia se não o fato da intensidade tornar-se cotidiana?"

    O melhor é fazer da rotina algo bom de se repetir.
    E concordo que o que queremos sempre é uma felicidade mais duradoura e que o bom é feito de instantes pequenos que se prolongam somente na memória.

    Parabéns! =*

    ResponderExcluir
  5. Comodismo: eis o que acaba com o mundo. Sem ele, sem dúvida, viveriamos muito melhor...

    Belo texto!

    ResponderExcluir
  6. sua sensatez ao escrever e como você transforma uma dissertação em poesia me encantam, linda em imagem e linda em poesia

    ResponderExcluir

Brindará também o surreal?